Conteúdo |
---|
Introdução |
Startup: Primeiros Passos
Ementa do curso
Público:
Estudantes, Empreendedores (as), Entusiastas e curiosos (as) aos temas de empreendedorismo, inovação e startups.
Ementa:
Introdução e conceituação sobre Startups; Apresentação de metodologias ágeis; Desenvolvimento de mentalidade de crescimento; Formas eficientes de ter ideias inovadoras; Visão geral da metodologia Job to be done; Conceituação e apresentação da ferramenta Canvas de Proposta de Valor; Conceituação de Validação de Problemas; Introdução a metodologia de Sprint e MVP; Desenvolvimento da mentalidade de efetividade; Desenvolvimento de uma ideia em negócio.
Objetivos:
- Gerais:
- Compreender os conceitos relativos ao tema Startups;
- Identificar oportunidades de negócios;
- Desenvolver uma ideia de negócio;
- Específicos:
Ao final de cada etapa, o participante deverá ser capaz de:
- Conceituar Startup;
- Caracterizar metodologias e ferramentas usadas para desenvolver uma Startup;
- Desenvolver sua criatividade;
- Criar uma ideia para um negócio próprio;
- Compreender o processo de validação de problema;
- Desenvolver um Mínimo Produto Viável (MVP)
TURMAS
Tópicos abordados
Conteúdo |
---|
Desenvolvendo o Mindset Empreendedor |
Conteúdo |
---|
Como ter ideias? |
Conteúdo |
---|
Lean Startup |
Conteúdo |
---|
Job To Be Done |
Conteúdo |
---|
Dores e Ganhos do Cliente |
Conteúdo |
---|
Canvas de Proposta de Valor |
Conteúdo |
---|
Validação de Problema |
Conteúdo |
---|
MVP |
Conteúdo |
---|
Design Sprint |
Conteúdo |
---|
Lean Canvas |
Conteúdo |
---|
Effectuation |
Conteudista
Softex
A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex – é uma Organização Social Civil de Interesse Público (OSCIP) que desenvolve ações para promover a melhoria da competitividade da Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI (IBSS), bem como a disponibilidade de recursos humanos qualificados, tanto em tecnologias como em negócios. Com sede em Brasília e filial em Manaus, a entidade coordena o “Sistema Softex”, que beneficia mais de 6 mil empresas em todo o território nacional por meio de uma rede formada por 23 agentes regionais distribuídos por 13 estados brasileiros e no Distrito Federal, que trabalham em articulação com a iniciativa privada e com os governos estaduais e municipais, centros acadêmicos e instituições de fomento.